Teto de 1,5 mi do FGTS para comprar imóvel. Como utilizar?

Teto de 1,5 mi do FGTS para comprar imóvel. Como utilizar?

 

Decisão faz parte de série de medidas que devem estimular a construção civil no país.

A data para entrar em vigor era 1º de Janeiro de 2019 mas o atual governo decidiu flexibilizar e adiantar em 2 meses. As medidas devem colocar R$ 80 bilhões em novos empréstimos ao longo dos próximos seis anos.

 

O Conselho Monetário Nacional, formado pelo presidente do Banco Central e pelos ministro da Fazenda e do Planejamento, decidiu implementar o novo limite de forma imediata “diante do fato de o novo valor não implicar na necessidade de ajustes substanciais nos sistemas internos das instituições financeiras, diferentemente das demais alterações introduzidas pela referida resolução (de julho)”.

Anteriormente, o limite para essas operações é de R$ 950 mil apenas para os estados de São Paulo,Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. Hoje o teto de 1,5 mi atende a todos os estados do país.

A antecipação já havia sido cogitada pelo governo e era uma demanda da indústria da construção civil como forma de estimular o setor ainda neste ano.

 

Cartão de crédito
O CMN decidiu também nesta segunda-feira autorizar que as instituições financeiras reduzam mais rapidamente o limite do cartão de crédito de clientes que tenham uma deterioração de perfil de risco. Atualmente, os bancos precisavam respeitar um prazo de 30 dias entre o aviso aos clientes e a efetiva redução do limite do cartão.

Agora, a comunicação deve ocorrer apenas antes da redução do limite. “A regra anterior propiciava a expansão do endividamento além da efetiva capacidade de pagamento do cliente”, explicou o Banco Central.

Participe da discussão

Compare listings

Comparar